1. Home
  2. /
  3. Assessoria de investimentos
  4. /
  5. Assessoria de investimentos é...

Assessoria de investimentos é confiável?

Sim, e você pode conferir como um serviço de assessoria de investimentos é confiável. Existem desde normas de empresas até a regulamentação da profissão para garantir a tranquilidade dos clientes. A SVN, por exemplo, é um escritório parceiro da XP e adota padrões de qualidade da corretora, assim como outras empresas parceiras.

Portanto, o profissional deve indicar apenas produtos de acordo com o perfil de investidor e com os objetivos de cada pessoa ou família que recebe atendimento.

Além disso, a empresa conta com áreas de Compliance e Controles Internos responsáveis por mitigar conflitos de interesses nas indicações de ativos.

Veja que ao contar com a ajuda de um escritório de investimentos, você tem toda uma estrutura criada para favorecer a sua carteira e os seus interesses. Esse é um dos principais caminhos parra oferecer confiança e credibilidade.

Para analisar se a assessoria de investimentos é confiável, vale entender também como as indicações de produtos financeiros são feitas e como os profissionais são remunerados pelo trabalho.

Como a assessoria recomenda investimentos? / A foto mostra um assessor conversando com um investidor.

Os homens estão em um escritório, um deles está sentado à mesa, vestido com terno e gravata, usa óculos e está sorrindo. O outro homem aparece pouco na foto, ele está de costas para a câmera e usa camisa social clara. Os dois são brancos, têm cabelos e barbas curtos.

Como a assessoria recomenda investimentos?

Tudo começa com o perfil de investidor, que é definido e atualizado por meio do suitability, um teste usado, principalmente, para conhecer a tolerância a riscos de uma pessoa.

De um modo geral, ativos arriscados são usados na busca por rentabilidades mais altas. Porém, a chance de perder dinheiro também é maior, e a principal função do suitability é entender até que ponto o investidor tolera esse tipo de risco.

A partir disso, o processo de indicação de investimentos segue alguns passos: garante que a divulgação do produto esteja de acordo com a regulamentação da empresa; confere se o perfil de investidor do cliente está atualizado; e deixa essa pessoa ciente dos riscos que pode correr.

O que você acha de conferir mais detalhes sobre esses processos de segurança e descobrir como a assessoria de investimentos ganha dinheiro com cada tipo de recomendação? Clique aqui e acesse o e-book gratuito do Portal SVN.

Segurança e qualidade de vida

Estamos no século 21, você pode muito bem procurar opiniões e indicações de investimentos na internet, certo? Seguir esse caminho vai te ajudar a poupar trabalho, uma dedicação que pode ser usada para outras coisas e gerar mais qualidade de vida.

Mas você vai confiar o seu dinheiro a opiniões na internet?

Pense nos processos de segurança mencionados no início deste texto. São preocupações e políticas de empresas para que os assessores ajudem cada um dos clientes a encontrar a melhor carteira de investimentos para as suas próprias características.

Os profissionais estudam, são treinados, fazem provas para ter certificados do mercado financeiro e trabalham com investimentos o dia todo. O intuito é oferecer a ajuda necessária para investir de uma maneira que seja fácil para você e para a sua família, mas também confiável.

Então, ao escolher uma assessoria de investimentos que te passe confiança, você não precisa ficar com aquela dúvida: será que vai dar certo mesmo? E ainda sobra tempo para se dedicar a muitas outras coisas da vida – o que você quiser.

Confiança certificada

Confiança certificada / a foto mostra um casal, formado por um homem e uma mulher, sentados à mesa de frente para seu assessor que explica como um assessor de investimentos ganha dinheiro.

Os três são brancos, os homens têm cabelos curtos e barba, o cliente usa óculos e veste uma blusa fina. A mulher tem cabelos compridos e usa camiseta. Os dois sorriem enquanto olham para o assessor.

Além dos processos de segurança definidos por empresas como a XP e a SVN, a profissão de assessor de investimentos é regulamentada. A responsabilidade por isso é da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), uma autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda.

A Comissão exige que os profissionais sejam certificados para realizar o trabalho. Aqui entra outro nome do mercado financeiro, a Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias – conhecida simplesmente pela sigla ANCORD.

A Associação representa as empresas do mercado financeiro. Além disso, é ela que realiza uma prova de certificação das pessoas que querem ser assessoras de investimentos. O exame aborda diferentes conhecimentos, como código de conduta, sistema financeiro nacional, administração de riscos e matemática financeira.

De acordo com dados da ANCORD, o Brasil encerrou 2023 com 25 mil assessores de investimentos em todo o país. O número representa uma alta de 13,5% no período de um ano. 

Então, assessoria de investimentos é confiável?

O intuito deste texto é esclarecer de maneira rápida os principais pontos que fazem a assessoria de investimentos ser confiável. Mas você pode acessar o e-book gratuito para ter mais informações sobre como funcionam as políticas de mitigação de riscos da assessoria de investimentos.

O texto também vai te mostrar como um assessor ganha dinheiro. Vale a pena adiantar uma informação aqui: existem dois tipos de remuneração mais comuns no Brasil, e é o cliente quem escolhe entre as duas.

No e-book, você vai saber de forma simples como elas funcionam e quanto o profissional recebe por cada tipo de produto que indicar para você. Clique neste link e acesse agora mesmo!

Autor

Boris Bellini
Jornalista com experiências em marketing, segurança digital, mercado editorial e financeiro. No meio acadêmico, pesquisa a credibilidade jornalística. Anteriormente foi músico, tendo atuado como violoncelista e professor.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes:

3 minutos de leitura

Simulações de investimentos

Descubra o rendimento de diferentes valores no mercado financeiro.