#WEBOOK

7 vieses de comportamento que nenhum investidor deveria ter

Se você busca resultados melhores para os investimentos, tem algo que pode fazer muita diferença: a sua própria mente. Desenvolva o autoconhecimento e tome decisões ainda mais assertivas.

Índice com o que você vai encontrar no e-book:

Pesquisadores sabem que as nossas decisões não são tomadas de maneira completamente racional. Na verdade, há uma forte influência de impulsos emocionais nesse processo. Porém, eles podem ser estudados e categorizados em vieses comportamentais.

A mente humana tem a tendência de ignorar determinadas informações para confirmar as suas próprias convicções.

Nós precisamos de um ponto de referência na hora de basear um julgamento. Trata-se de algo natural, porém, uma informação pré-concebida pode acabar tendo um peso maior do que deveria.

Esse viés aponta a crença equivocada de que um evento aleatório pode sofrer interferências externas. É como jogar “cara ou coroa” e acreditar que um dos lados tem mais chances do que o outro.

Para algumas pessoas, o sofrimento em um momento de perda pode ser muito maior do que a satisfação obtida em um ganho.

Confiar de maneira exagerada nos próprios conhecimentos e opiniões pode levar uma pessoa a atribuir erros a fatores externos – além de causar problemas na hora de investir.

Esse viés está ligado à influência dos estados emocionais na capacidade de interpretar acontecimentos. As pessoas podem subestimar a maneira como as próprias emoções impactam nas escolhas – o que pode levar a arrependimentos.

A mente humana pode formular informações de maneira equivocada, criando “enquadramentos” que não correspondem ao que seria mais racional.

Por que estudar os vieses de comportamento?

Economistas e psicólogos comprovam que as decisões humanas não são completamente racionais. Na verdade, podem haver muitas interferências emocionais.

Conheça 7 vieses mais comuns que podem estar atrapalhando o desempenho dos seus investimentos.

Razão

Conheça o quanto de racionalidade realmente existe nas decisões que tomamos.

Autoconhecimento

Veja com mais clareza os erros que pode estar cometendo para poder evitá-los.

Atenção

É bom ter cuidado também com o que parece positivo, como a autoconfiança.

Portal SVN é a plataforma de conteúdos da SVN Investimentos, onde são divulgados conteúdos exclusivos, como: notícias, e-books, ferramentas interativas, eventos ao vivo, vídeos em primeira mão e muito mais.

© Portal SVN 2022 – todos os direitos reservados

Informações do Curso

Categorias:

Tags: ,

Curso Instructor

Boris Bellini Autor

Jornalista com experiências em marketing, segurança digital, mercado editorial e financeiro. No meio acadêmico, pesquisa a credibilidade jornalística. Anteriormente foi músico, tendo atuado como violoncelista e professor.

Este curso não tem nenhuma seção.

Menu

Simulações de investimentos

Descubra o rendimento de diferentes valores no mercado financeiro.