1. Home
  2. /
  3. Primeiros Passos
  4. /
  5. Como Investir
  6. /
  7. Conheça 3 tipos de...

Conheça 3 tipos de anúncios enganosos e como se proteger

Investimentos são um tema propício a mexer com as emoções. Não é para menos, envolve dinheiro. Junto a isso, tem gente que se aproveita e faz promessas exageradas ou mesmo enganosas com anúncios que podem aparecer em diversos lugares. E, de acordo com uma pesquisa, metade das pessoas pode cair em golpes.

Todo cuidado é pouco, e este texto se dedica a explorar 3 tipos de chamadas que são relativamente comuns de se encontrar quando o assunto é investimento. São abordagens que, no mínimo, forçam a barra.

Você também conhecerá os dados da pesquisa mencionada sobre golpes, que foi realizada por duas entidades importantes do mercado financeiro. Por fim, confira como evitar problemas e veja o caminho para investir bem.

Ganhos muito altos em períodos curtos

Ganhos muito altos em períodos curtos / A foto mostra uma investidora olhando um gráfico no celular, em frente a um computador que também apresenta um gráfico na tela. Ela é branca e mal aparece na foto, que se concentra no celular em suas mãos.

Quando a Selic estava em 13,75% ao ano, muito se falava sobre as oportunidades de investir na Renda Fixa com retornos acima de 1% ao mês. Essa é uma taxa considerada alta no mercado, principalmente para ativos mais seguros.

Porém, é fácil encontrar na internet ofertas bem acima desse retorno. Algumas chegam a falar em 2 dígitos em um único mês – os mais ousados, 3 dígitos por semana.

Não custa ressaltar que no parágrafo acima os números podem variar de 10% a 999%.

Retornos altos são um clássico. Quem não quer ganhar muito dinheiro? Eles até existem, mas acontecem em momentos raros e específicos. Alguém que tenha bitcoin desde 2015, por exemplo, conseguiu isso.

O problema é que quando a moeda digital estava cotada abaixo de R$ 2.000, não se falava uma cotação acima de R$ 250.000. Principalmente porque parte significativa da alta se deu em meio à crise desencadeada pela pandemia de covid-19.

Nível de risco e o seu perfil de investidor

Agora que a Selic está no ciclo de baixa, o mercado tende a voltar ao que é considerado normal: para conseguir ganhos melhores, é necessário correr mais riscos. Em determinadas situações, os retornos podem ser elevados, mas as chances de perder tudo, também.

Por isso a importância de atentar ao perfil de investidor. Corretoras de investimento e bancos são obrigados a fazer um teste com seus clientes chamado suitability. Ele é usado para definir o perfil da pessoa, que é basicamente quanto risco ela está disposta a tomar.

Investimentos que não respeitem o seu perfil podem te causar problemas sérios, como altos níveis de estresse em relação ao seu dinheiro.

Urgência: corra para aproveitar antes que não seja possível nunca mais

Urgência: corra para aproveitar antes que não seja possível nunca mais / A foto mostra um investidor sentado em frente ao computador, com a cabeça baixa e a mão direita na testa. Ele está de olhos fechados, é branco, tem cabelos curtos, barba e usa uma camisa social preta.

Quando uma empresa anuncia sua oferta de emissão de dívida – como debêntures, CRIs e CRAs, por exemplo – ou quando um Fundo de Investimento vai emitir novas cotas, há prazo para aproveitar esse momento.

As condições no momento da oferta são específicas, depois que os ativos passam para o mercado secundário, é normal ver mudanças nos valores de negociação e até de remuneração. Então, nesses casos, é importante se atentar a prazos.

Por outro lado, também existem anúncios que abusam disso. Se for dito algo muito exagerado (como “só até amanhã”) e o anúncio, feito com alarde excessivo, você já terá sinais de algo estranho.

O mercado é cíclico, as condições variam sempre. Oportunidades muito boas surgem com alguma frequência, mas isso é diferente de fazer determinado investimento correndo porque ele vai mudar a sua vida.

“O mundo vai acabar”

O mundo vai acabar / A imagem mostra uma sobreposição de diversos gráficos.

Se o mercado, e a economia como um todo, têm seus ciclos, então poucas coisas são definitivas. Quando alguém apresenta alguma ideia muito forte, em um tom de que o mundo vai acabar, temos mais um sinal de alerta.

Esse tipo de anúncio pode envolver cenário macro e dizer que algo extremamente sério e definitivo acontecerá na economia, para o bem ou para o mal.

Porém, os movimentos políticos e econômicos costumam ser complexos e exigirem análises frias, técnicas, sem paixões.

A pandemia de covid-19, citada anteriormente, foi um evento de proporções mundiais que mudou aspectos das vidas de todas as pessoas, para muito além do financeiro. Mas foi uma exceção.

Ao longo das nossas décadas no mundo, situações grandiosas assim são excepcionais. Além disso, investidores que contaram com trabalhos de profissionais confiáveis para as suas carteiras puderam se adaptar até às mudanças mais bruscas no cenário.

Ter cuidado é sempre bom

Ter cuidado é sempre bom / A foto foca nas mãos de duas investidoras que estão sentadas frente a frente e analisam gráficos em diversos papéis, estudando investimentos para não terem problemas com anúncios suspeitos. Elas usam lápis para apontar informações.

Ofertas como as demonstradas aqui podem ser feitas por empresas com CNPJ e atuação real no mercado financeiro. Mas será que nesses casos o atendimento realmente é focado no cliente? O questionamento vale até para a oferta de cursos e materiais diversos.

Em outros casos, ainda mais sérios, essas chamadas atraem pessoas para golpes. A primeira temporada da série “Explicando“, da Netflix, tem um episódio que fala sobre armadilhas do dinheiro. Quando o assunto é estelionato, a produção mostra algo que pode ser difícil, mas também muito importante: grande parte das pessoas pode cair em algo.

Pesquisa nacional

Aqui no Brasil, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) desenvolveram um site de uma empresa fictícia. Nele, eram anunciados Fundos de Ações com promessas de lucros altos.

A página ficou no ar por 4 meses e recebeu acessos de 885 mil pessoas. Desse total, 48,8% clicaram em botões para investir dinheiro. Em outras palavras, metade teria caído no golpe. Uma quantidade de gente maior do que a população de muitas cidades brasileiras.

Então, cuidado sempre é bom.

A saída para lidar com os problemas e anúncios suspeitos: trabalho sério

A saída para lidar com os problemas: trabalho sério / a foto mostra um aperto de mãos entre um investidor e seu assessor de investimentos. Eles são brancos e usam roupas sociais.

É perfeitamente possível ter ajuda de profissionais honestos para investir bem, acessar informações corretas e atingir rentabilidades interessantes e adequadas para você.

Primeiro, se conhecemos os exageros, também podemos identificar os anúncios ponderados, aqueles que passam maior credibilidade.

Outro ponto importante: uma assessoria de investimentos de sua confiança presta serviço profissional para identificar investimentos corretos, administrar a carteira e ainda cuidar de diversos pontos da vida financeira.

Assessores de investimento são profissionais especializados e credenciados por entidades do mercado financeiro. Eles usam todo o conhecimento que têm para conversar com seus clientes, entender as realidades e particularidades de cada um e, a partir disso, oferecer insights importantes para administração das finanças.

Então, um bom assessor não vai te oferecer 300% de rentabilidade amanhã, mas vai entender seus planos, sonhos, perfil de investidor e necessidades para buscar a melhor estratégia possível de acordo com as suas características.

É um serviço personalizado, tanto que esses profissionais têm carteiras de clientes muito menores do que os gerentes de banco, por exemplo. Assim, podem dar uma atenção muito maior para cada pessoa.

Como encontrar uma boa assessoria

A SVN Investimentos é o Melhor Escritório de Assessoria do Brasil dentro da rede XP, reconhecimento atingido durante a premiação Brazil Advisor Awards 2023.

Além de conquistar o topo do Awards, a SVN ainda possui prêmios em atendimento e qualidade dos serviços, nos destaques para clientes PJ, no trabalho prestado para investidores de alta renda, foi eleita Melhor Escritório Regional do Sul do Brasil e conta com 5 assessores entre os 100 melhores do país.

Clique na foto abaixo para entrar em contato com um profissional da SVN. Tire suas dúvidas e peça uma reavaliação gratuita da sua carteira para conhecer melhor o serviço.

Como encontrar uma boa assessoria / A foto mostra o troféu de Melhor Escritório do Brasil conquistado pela SVN Investimentos.

O troféu é dourado, possui um formato de cubo com a altura significativamente maior do que a largura. No topo está escrito "Brazil Advisor Awards XP 2023 e na base, "Melhor Escritório SVN Investimentos"

Autor

Boris Bellini
Jornalista com experiências em marketing, segurança digital, mercado editorial e financeiro. No meio acadêmico, pesquisa a credibilidade jornalística. Anteriormente foi músico, tendo atuado como violoncelista e professor.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes:

5 minutos de leitura

Simulações de investimentos

Descubra o rendimento de diferentes valores no mercado financeiro.