1. Home
  2. /
  3. Investimentos
  4. /
  5. 12 destaques da Expert...

12 destaques da Expert XP 2022

A edição 2022 da Expert XP chegou ao fim, mas os conhecimentos adquiridos e as ideias trocadas permanecem.

Para ajudar os investidores a relembrar momentos importantes, ou mesmo conferir alguma informação que não foi possível acompanhar durante os dias de festival, o Portal SVN separou 12 destaques do que aconteceu nos dias 3 e 4 de agosto no São Paulo Expo.

1. Howard Marks não depende de previsões macroeconômicas

No primeiro dia aberto ao público, os participantes da Expert XP 2022 tiveram um encontro com Howard Marks, cofundador e copresidente do conselho da Oaktree Capital, uma das principais gestoras do mundo entre as especializadas em crédito.

O megainvestidor falou sobre não confiar previsões macroeconômicas – afinal, não é possível saber com certeza o que acontecerá no futuro. Marks afirmou ter opiniões, e ele as utiliza com a consciência de que são imperfeitas.

O gestor ainda fez um desafio: “Quem são os investidores que foram bem-sucedidos com previsões macro? Eu acho que você vai ter dificuldade para pensar em nomes”.

O Portal SVN acompanhou a palestra. O artigo sobre ela está disponível aqui.

2. Os fracassos de Benchimol

Guilherme Benchimol, fundador da XP, comemorou o retorno ao modo presencial da Expert, momento em que também contou parte da trajetória da empresa e da sua vida pessoal.

Nesse momento, Benchimol revelou: “Até os meus 20 e poucos anos de idade eu tive muito mais fracasso que vitória”.

Seu pai é médico e desejava ver o filho seguindo a mesma profissão. Porém, ele optou pelo tênis, mas afirmou que não tinha condições de ser campeão.

Então fez faculdade, foi trabalhar e um dia recebeu um conselho do pai: “Guilherme, fica tranquilo porque bons executivos nunca são mandados embora”. Benchimol foi demitido poucas semanas depois.

Seu próximo passo foi fundar a XP e a empresa passou perto da falência quando ainda começava suas atividades.

3. Ronaldo fenômeno

Ronaldo fenômeno na Expert XP 2022

O ex-jogador e empresário Ronaldo Nazário marcou presença na Expert XP 2022 e contou que, quando se aposentou dos gramados em 2011, já buscava aprender sobre marketing em relação às empresas com as quais fechava contratos de longa duração.

Então, parou de jogar profissionalmente e partiu para Londres estudar marketing e gestão esportiva.

Ronaldo também abordou a importância de criar uma Liga de futebol no Brasil, assim como a adoção do SAF (Sociedade Anônima de Futebol), um modelo que transforma os times em empresas.

O fenômeno apontou que os dois caminhos são possibilidades para tornar o esporte mais forte no Brasil, atrair mais investimentos e manter mais jogadores no país.

4. Os investimentos de Serena Williams

Outra estrela do esporte que marcou presença na edição deste ano da Expert XP foi a tenista Serena Williams. Hoje, com 40 anos de idade e 23 vitórias em Grand Slams, ela se dedica aos negócios e aos investimentos.

Williams fundou a Serena Ventures, dedicada ao Venture Capital – estratégia em que se investe em empresas, geralmente de pequeno e médio porte, pois se acredita no seu potencial de crescimento.

Quando já era empresária, a tenista soube que menos de 2% dos aportes em Venture Capital dos EUA eram feitos em companhias lideradas por mulheres.

Atualmente, 68% dos investimentos da Serena Venture são direcionados a empresas fundadas por mulheres, pessoas negras ou latinas.

5. Felipe Drugovich – piloto e investidor em ascensão

Enquanto Ronaldo e Serena Williams já deixaram seus nomes registrados na história do esporte, o paranaense Felipe Drugovich, de 22 anos, se esforça na Formula 2, categoria de acesso à Formula 1, com o objetivo de chegar ao topo do automobilismo.

Drugovich esteve na Expert XP 2022 e marcou presença no estande do Portal SVN. O piloto revelou que seu foco e dedicação ao esporte são tão grandes, que mal sobra tempo para outras atividades.

Por essa razão, Drugovich confia na assessoria de investimentos para que seu patrimônio seja bem cuidado enquanto está nas pistas.

6. Otimismo no longo prazo

O estande SVN também contou com a participação de profissionais de relevantes gestoras de fundos de investimentos, como o Co-CEO da Dahlia Capital, José Rocha.

Questionado sobre desafios, ele explicou no estande que o principal é buscar um equilíbrio entre ter otimismo no longo prazo e atenção ao curto prazo, pois podem ocorrer situações das quais o investidor precisa se defender.

Rocha ainda citou uma lista de pessoas bem-sucedidas que adotam a perspectiva de otimismo no longo prazo, como Warren Buffett, Bill Gates, Peter Lynch, Luiz Barsi e Jorge Gerdau.

7. A importância do capital intelectual

O Sócio-fundador do Leblon Equities, Marcelo Mesquita, falou no estande SVN sobre capital intelectual – ter boas pessoas trabalhando unidas em um time. De acordo com ele, trata-se de algo mais difícil de conseguir do que o capital financeiro.

Em sua visão, empresas que acumulam desenvolvimento de capital intelectual por meio de patentes e inovação – “Gente fazendo isso a muito tempo de uma forma difícil de ser replicada” – criam uma dificuldade para que outras companhias entrem no mercado como concorrentes.

Por tanto, trata-se de uma vantagem competitiva.

8. Theresa May sobre sanções contra a Rússia

A britânica Theresa May ocupou o cargo de primeira-ministra do Reino Unido entre 2016 e 2019. Ela participou da Expert XP 2022 e uma de suas principais pautas foi as reações da União Europeia e da OTAN desde que a Ucrânia foi invadida.

May elogiou a forma como os líderes dos países envolvidos têm lidado com os refugiados ucranianos e com as restrições à Rússia – mesmo sabendo que as penalizações ao governo de Moscou causarão impactos relevantes aos países europeus tanto no curto quanto no médio prazo.

9. Larry Summers e importância de democratizar os investimentos

Ex-secretário do Tesouro americano e ex-economista chefe do Banco Mundial, Larry Summers também foi um nome internacional de peso que marcou participação na edição 2022 da Expert XP.

Um dos primeiros assuntos que abordou no evento foi a importância de que os investimentos não sejam algo exclusivo de uma parte da sociedade. Na visão de Summers, democratizar o acesso ao mercado financeiro é fundamental para o desenvolvimento da economia.

10. O preço dos combustíveis

O ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, afirmou ter preferência de que a Petrobras seja uma empresa privada: “Mas, acima de tudo, tem que ter competição”, completou.

Sachsida também declarou que o mais importante que pode fazer pela companhia é não intervir.

Sua análise é de que há muito capital saindo do leste europeu e da Ásia. Com isso, caso o Brasil consiga atrair investimentos, será possível fortalecer o real e reduzir os preços dos combustíveis.

11. O sucesso dos multimercados

Fundos de investimento multimercados foi mais um dos temas abordados no terceiro dia de Expert.

A Pop-up “OUTLIERS – Multimercados: Uma classe de fundos no tempo” apresentou análises de mercado e estratégias de investimentos na visão dos gestores Mariana Dreux, da Truxt Capital, e Thiago Mendez, do Bahia Asset.

Os multimercados passam por um ótimo momento, como explicou a Economista e Analista de fundos da XP, Carolina Oliveira: “A gente está no melhor semestre dos últimos cinco anos dos fundos multimercados”.

Além disso, Mariana Dreux e Thiago Mendez comentaram suas alocações e chamaram atenção para ativos de um país: o Canadá.

É possível ter acesso a mais detalhes desse encontro no Portal SVN.

12. Cripto: uma nova linguagem

Criptomoedas: uma nova linguagem nos investimentos.

Criptomoedas também foram um dos assuntos abordados na Expert XP 2022. Para o assessor Everton Guelles, que participou do painel “As estações de cripto”, esse tipo de investimento se assemelha a uma linguagem: “É como você aprender inglês para viajar”.Ou seja: é necessário estudar e entender os ativos. O assessor também afirma que é importante ter um horizonte de longo prazo. Além disso, Guelles vê o momento atual como uma boa oportunidade para começar a investir em cripto.

Autor

Boris Bellini
Jornalista com experiências em marketing, segurança digital, mercado editorial e financeiro. No meio acadêmico, pesquisa a credibilidade jornalística. Anteriormente foi músico, tendo atuado como violoncelista e professor.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes:

6 minutos de leitura

Simulações de investimentos

Descubra o rendimento de diferentes valores no mercado financeiro.