1. Home
  2. /
  3. Primeiros Passos
  4. /
  5. Como Investir
  6. /
  7. Invista para a aposentadoria...

Invista para a aposentadoria este mês e reduza seu IR em 2024

Dezembro é o último mês para investir em Previdência Privada e já garantir uma dedução de até 12% da renda bruta tributável na declaração de Imposto de Renda (IR) em 2024. Esse benefício é garantido aos planos do tipo PGBL e vale para quem usa o modelo completo da declaração.

Planos privados de aposentadoria são um caminho para manter o padrão de vida quando parar de trabalhar – uma realização difícil, ou até impossível, para quem conta apenas com o sistema público.

Este texto fala sobre a dedução no IR nos investimentos em Previdência Privada. Além disso, são discutidos pontos que costumam gerar dúvidas sobre esse tipo de plano para a aposentadoria.

Atenção ao plano

Atenção ao plano / A imagem mostra uma reunião de assessoria de investimentos sobre aposentadoria. Um assessor negro, de roupa social, óculos e cabelo curto aponta para uma informação em um papel segurado pela sua cliente branca, de camiseta preta e cabelo longo.

Existem dois tipos principais de planos de Previdência Privada: PGBL (Plano Gerador de Benefícios Livres) e VGBL (Vida Gerador de Benefícios Livres). A escolha entre eles é determinada pela forma como você faz a sua declaração do Imposto de Renda.

A dedução de até 12% da renda bruta tributável vale apenas para a modalidade PGBL e só faz sentido para quem utiliza o modelo completo da declaração de IR. Se você usa o simplificado, não haverá diferença no imposto a pagar ou no valor da sua restituição.

PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre)

Como mencionado, esse tipo de plano é indicado para quem entrega a declaração no modelo completo. A principal vantagem é pagar menos Imposto de Renda ao longo do período de investimento, enquanto a pessoa ainda não se aposentou. O valor deduzido do IR pode ser usado para aumentar os aportes no fundo.

A cobrança de Imposto de Renda é feita sobre o total acumulado e ocorre apenas no resgate. Ou seja, quando a pessoa se aposenta e passa a utilizar os recursos acumulados para esse momento da vida.

VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre)

Este tipo de plano é indicado para pessoas isentas do IR ou para quem faz sua declaração pelo modelo simplificado. O Imposto de Renda incide apenas sobre os rendimentos do investimento e não sobre o valor total, como no PGBL.

Ele costuma ser uma boa opção para quem deseja aportar mais de 12% de sua renda bruta na Previdência Privada. Vale ressaltar também que o VGBL é classificado como seguro de pessoa e, dessa forma, não entra no inventário – o que facilita a Sucessão Patrimonial.

Como deduzir a Previdência Privada do IR

Como deduzir a Previdência Privada do IR / Casal dançando na cozinha enquanto preparam o almoço, felizes. O ambiente é claro, os dois são brancos, ele tem cabelo curto e usa babar, ela tem cabelo longo e os dois estão ficando grisalhos.

Se você pretende aportar em um plano PGBL e já contar com a dedução no IR de 2024, o investimento precisa ser feito até o último dia útil de 2023.

Não perca tempo, converse o quanto antes com a assessoria de investimentos para escolher um plano que realmente seja bom você e tenha cuidado para evitar transtornos nos últimos dias de dezembro.

E vale o reforço: para aproveitar a dedução, sua declaração precisa ser feita no modelo simplificado.

Resumo

Aplique até 12% de sua renda bruta tributável em um plano do tipo PGBL. Então, ano que vem, lance o valor na declaração do IR. O sistema da receita faz a conta da dedução e informa o valor a pagar para o leão ou a sua restituição.

Previdência privada vale à pena?

Previdência privada vale à pena? / A imagem mostra um investidor de terno e gravata lendo algo no computador em uma mesa dentro de um jatinho.

Você conhece a história da primeira aposentadoria do Brasil? Ela foi concedida para um homem chamado Bernardo Gonçalves, chefe de estação de trem na São Paulo Railway Company, empresa responsável pela construção da primeira ferrovia do estado, ainda no século XIX.

Gonçalves entrou com o pedido em 1923, após uma lei que beneficiava funcionários das ferrovias e suas famílias. Ele tinha 58 anos de idade e estava perto de completar 37 de serviço. O pedido relata um estado ruim de saúde do beneficiário, que tinha dificuldades para trabalhar no mesmo ritmo de antes.

Hoje, mais de 100 anos depois, se você se programar para viver apenas com os pagamentos da previdência social, é bem provável que tenha dificuldade para manter o seu padrão de vida.

O teto atual de pagamento mensal do sistema público é de R$ 7.507,49. Então, um plano de Previdência Privada pode complementar esse valor e garantir que a aposentadoria seja desfrutada com tranquilidade e segurança financeira.

Tempo

Quando o investidor começa a analisar esse tipo de plano, é comum surgir uma dúvida sobre quanto tempo ele precisará investir para ter a renda que deseja. A resposta é: depende.

O período de investimento varia de acordo com os objetivos do investidor e o plano escolhido. Então, antes de começar a investir é importante saber o valor que deseja receber mensalmente quando for se aposentar.

Também é importante pensar sobre a forma em que serão feitos os aportes. Por exemplo, apenas uma vez no início do investimento ou você também fará aplicações mensais?

Um plano de aposentadoria bem elaborado pode ser decisivo nesse período da vida. Para ter uma visão mais clara das possibilidades, clique no banner abaixo e conheça a história do casal João Baptista Alencastro e Margareth de Alencastro.

Os dois se planejaram muito bem e investiram para a aposentadoria por cerca de 8 anos. Agora, enquanto você lê este texto, eles estão viajando pelo mundo.

Banner de divulgação do e-book "Sonho do sonho". A imagem tem um texto do lado esquerdo: "Eles se aposentaram cedo para viajar pelo mundo. Você também pode realizar seu sonho! Clique e descubra como no e-book".

No lado direito há uma imagem gerada por inteligência artificial representando o casal protagonista do e-book. Eles estão andando de bicicleta, com as mãos dadas, em um caminho de terra em meio a uma paisagem de montanhas.

Previdência privada não é só para aposentadoria!

A Previdência Privada é como um investimento coringa de longo prazo. Ao final do investimento você escolhe entre receber um valor mensal ou sacar todo o dinheiro acumulado. A destinação dos recursos é de sua escolha.

Complementar a aposentadoria é a função principal para os investidores, mas é possível fazer muito mais, como realizar projetos de vida – seja comprar uma casa ou pagar a faculdade dos filhos, por exemplo.

Outra forma de aproveitar é ter parte da carteira em um plano de previdência para aproveitar os benefícios fiscais e ainda contar com uma diversificação maior dos investimentos.

Por fim, conforme mencionado anteriormente, você pode usar a Previdência Privada para facilitar a sucessão patrimonial. Afinal, os planos do tipo VGBL não entram no inventário e a família pode receber os valores com maior agilidade, além de não pagar os impostos sobre a herança.

Se você sente que pode entender mais sobre Previdência Privada para a aposentadoria ou outros objetivos de vida, aproveite o e-book completo sobre esse assunto.

Ao clicar na imagem abaixo, você poderá saber muito mais sobre a importância e o funcionamento da Previdência Privada, como escolher planos, tributação, taxas, regras de resgate, entre outros assuntos fundamentais.

Banner de divulgação do e-book sobre Previdência Privada. O lado esquerdo da imagem apresenta o seguinte texto: "Tudo o que você precisa saber sobre Previdência Privada. Conheça desde conceitos básicos até as diversas aplicações desse investimento. Desbloqueie o seu acesso gratuito".

O lado direito é preenchido pela foto de um homem de terceira idade branco, com cabelos curtos e barba brancos, correndo.

Autor

Boris Bellini
Jornalista com experiências em marketing, segurança digital, mercado editorial e financeiro. No meio acadêmico, pesquisa a credibilidade jornalística. Anteriormente foi músico, tendo atuado como violoncelista e professor.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes:

5 minutos de leitura

Simulações de investimentos

Descubra o rendimento de diferentes valores no mercado financeiro.