1. Home
  2. /
  3. Primeiros Passos
  4. /
  5. Câmbio: Conheça o IOF...

Câmbio: Conheça o IOF das principais operações

Mesmo quem não conhece o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) já pode ter pago esse tributo alguma vez. Isso acontece por ele estar relacionado a operações de câmbio, crédito, seguros e até mesmo títulos mobiliários.

Este texto é dedicado a falar sobre a incidência do IOF relacionada a operações de troca de moeda.

Renan Mazzo, Head da Mesa de Câmbio da SVN Investimentos, explica que dúvidas sobre a cobrança desse imposto são muito frequentes quando uma pessoa vai realizar a conversão de moedas estrangeiras – tanto no caso de envios quanto no de recebimentos.

Primeiro, é importante saber o seguinte: “A incidência do IOF varia de acordo com cada tipo de operação”, explica Mazzo.

O especialista ajuda a conhecer a taxa cobrada sobre as operações mais comuns para empresas e pessoas físicas. Ele fez uma lista com os cenários mais comuns que encontra no seu dia a dia de trabalho. Conheça as porcentagens de incidência do Imposto sobre Operações Financeiras.

O IOF das principais operações de câmbio

O IOF das principais operações de câmbio / A foto mostra Renan Mazzo sorrindo vestindo um paletó aberto e camisa social sem gravata.
Renan Mazzo, especialista em câmbio, apresenta a alíquota de IOF das principais operações.
  1. Importação de Mercadorias (Matéria prima): isenta.
  2. Exportação de Mercadorias (Matéria prima): isenta.
  3. Prestação de Serviços (saída): nos casos em que empresas ou pessoas brasileiras contratam serviços do exterior, a incidência do imposto é de 0,38%. Além disso, há a incidência de Imposto de Renda (IR) que varia de acordo com o que foi contratado.
  4. Prestação de Serviços (entrada): caso a empresa esteja cadastrada como exportadora na junta comercial de sua região, ela fica isenta do imposto. Se não estiver cadastrada, há incidência de 0,38%. Neste caso não há cobrança de Imposto de Renda.
  5. Disponibilidade: o envio de recurso para uma conta de mesma titularidade no exterior é taxado em 1,1%.
  6. Retorno de disponibilidade: no recebimento de recurso de uma conta de mesma titularidade do exterior, a alíquota é de 0,38%.
  7. Fundos de investimento: envio de recurso para uma conta de investimentos de mesma titularidade em corretora no exterior é sujeito a 0,38%.
  8. Aporte de capital: em envio de recurso de pessoa física para conta de empresa no exterior, de que a pessoa seja sócia, a incidência de IOF é de 0,38%
  9. Redução de capital: caso de pessoa física que possui sociedade em uma empresa no exterior e receberá recurso vindo da conta dessa companhia. A taxação o imposto é de 0,38%
  10. Compra de imóvel no exterior: 0,38%.
  11. Manutenção de estudante no exterior: 0,38%.
  12. Salário: o recebimento de salário de empresa estrangeira, é sujeito a 0,38% do Imposto sobre Operações Financeiras.
  13. Ações: o recebimento de recursos referentes à venda de ações em corretora de outro país paga 0,38% do imposto.

Conte com especialistas em operações de câmbio

Conte com especialistas em operações de câmbio / A foto mostra um aperto de mão entre dois homens de roupa social.

Cada pessoa – ou empresa – tem suas necessidades específicas para operações de câmbio. Saber a incidência do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) pode ajudar a se programar de acordo com o que precisa.

É sempre válido recorrer a instituições financeiras para contar com o trabalho de especialistas na área que possam auxiliar nesse processo. Renan Mazzo acrescenta: “É de extrema importância que essa instituição seja segura e confiável para operacionalizar todas as etapas de acordo com as normas do Banco Central”.

Autor

Boris Bellini
Jornalista com experiências em marketing, segurança digital, mercado editorial e financeiro. No meio acadêmico, pesquisa a credibilidade jornalística. Anteriormente foi músico, tendo atuado como violoncelista e professor.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes:

3 minutos de leitura

Simulações de investimentos

Descubra o rendimento de diferentes valores no mercado financeiro.